Duas das construções mais características das cidades norte-americanas são as warehouses e as townhouses. As primeiras são os antigos depósitos onde se estocavam todo tipo de mercadoria. As segundas são casas, geralmente geminadas e com terraços, construídas nos bairros centrais de cidades mais antigas.
Pois o pessoal do estúdio Dean-Wolf Architects inventou uma casa que se vale das duas formas tradicionais de construção nos Estados Unidos. Denominado Inverted Warehouse-Townhouse, o projeto transforma uma antiga warehouse de 1.000 m² e cinco andares de Tribeca, Nova York, em uma townhouse vertical.
A inversão se refere à distribuição dos espaços. A entrada principal do edifício se dá pelo quinto andar, a partir do prédio vizinho. Uma vez dentro, vislumbra-se lá de cima as amplas salas, a cozinha integrada e uma biblioteca com milhares de livros.
Dois andares são dedicados à convivência dos moradores e divididos entre jardins de inverno e terraços com vistas panorâmicas para o descolado bairro de Nova York onde fica o prédio. Abaixo, estão quatro suítes, salas de estudo, de jogos e ginástica e demais recintos íntimos.
A identidade contemporânea dos espaços internos está no aço corten, material largamente usado nos acabamentos, em especial nas novas escadas e nos volumes suspensos que cortam os ambientes originais, onde ainda predomina o vidro.
Graças a essa combinação, a luz natural chega a todos os espaços, inclusive nos andares inferiores onde estão quartos, salas de estudo e demais ambientes íntimos.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário